"Nestes filmes a humanidade prepara-se para sobreviver à civilização"

Mickey Mouse, por Walter Benjamin

(Fragmento escrito em 1931; não publicado durante a vida de Benjamin. Tradução de Pádua Fernandes, para O Sopro)

De uma conversa com [Gustav] Glück e [Kurt] Weill. - Relações de propriedade nos filmes de Mickey Mouse: aqui aparece pela primeira vez que alguém pode ser roubado de seu próprio braço, sim, de seu próprio corpo.

O percurso de um documento em uma repartição tem mais semelhança com um dos que Mickey Mouse percorre do que com o dos maratonistas.

Nestes filmes a humanidade prepara-se para sobreviver à civilização.

Mickey Mouse demonstra que a criatura ainda pode subsistir mesmo quando toda semelhança com o homem lhe foi retirada. Ele rompe com a hierarquia das criaturas concebida com fundamento no humano.

Estes filmes desautorizam, da maneira mais radical, a experiência. Não é compensador em um tal mundo ter experiências.

Semelhança com os contos de fada. Nunca desde esses contos os fenômenos mais vitais e importantes foram vividos de forma tão não simbólica e sem atmosfera. O incomensurável contraste com Maeterlink e com Mary Wigman. Todos os filmes de Mickey Mouse têm como motivo sair para aprender o medo.

Portanto, não a “mecanização”, não a “fórmula”, não um “mal-entendido” são a base do tremendo sucesso destes filmes, e sim o fato de que o público neles reconhece sua própria vida.

A direita vai à luta

Há pouco mais de um século, Nietzsche dizia: "mais um século de jornais e todas as palavras vão feder". Acho que estamos bem próximos de cumprir esse vaticínio. Quem de vez em quando dá uma olhada nos grandes jornais, em busca de informações sobre a disputa eleitoral, não pode concluir outra coisa. Especialmente no caso da Folha de São Paulo: à medida que vem chegando o dia da eleição, menor vai ficando o intervalo entre a publicação de um escândalo fabricado e outro. Quase não dá pra entender esse dueto com a Veja, já que, pelo que nos parece, a Folha sempre buscou um público mais intelectualizado, menos afeito a esses arroubos ideológicos da direita (ao menos na aparência). Será que esse pessoal da Folha ainda acredita que é possível virar um jogo mais do que perdido? Além dos de sempre, quem será que a Folha quer favorecer com essa lambança, que arrisca acabar com o jornal? Parece mesmo é que eles chutaram o balde e estão agora dando tiros pro alto. Os chefes da Folha decidiram de uma hora pra outra pular no abismo. Mas se fosse só isso, estaria tudo bem. Ninguém perde muita coisa com o fim da Folha (bem, talvez algumas coisas que andamos colando aqui…). O problema é que antes deles desaparecerem ainda vão dar voz pra baixa política brasileira, engrossando um coro besta que só simplifica os problemas. Como nas duas “reportagens” aí debaixo.

(Obs: engraçado o Bocalom se opor ao “modelo de desenvolvimento sustentável do PT”... Outro dia vimos em uma lanchonete Bobs uma placa dizendo que a obra foi financiada com grana do Banco da Amazônia, como parte dos investimentos governamentais em “desenvolvimento sustentável”. Ficamos pensando: como é possível acreditar que uma lanchonete com um esquema de produção semi-industrial, cujos sanduíches são todos à base de carne bovina e frango de granja, e que vem embalados em isopor e papel plastificado, produzindo muito lixo, é “sustentável”?)

Direitos autorais…

Há alguns dias atrás a polícia civil carioca fechou uma copiadora numa faculdade de serviço social, e apreendeu todo o material deixado para os alunos fotocopiarem.  O dono da copiadora foi levado para a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial. O A. Nodari escreveu um comentário legal sobre esse fato pitoresco: vale a leitura para os interessados no assunto dos direitos autorais - no link: http://www.culturaebarbarie.org/blog/2010/09/para-alem-dos-direitos-autorai.html

Claude Lévi-Strauss

No dia 30 de outubro de 2009, Claude Lévi-Strauss passou dessa para a melhor, deixando atrás de si um obra imensa e complexa. Dono de uma erudição gigantesca e de uma inigualável atenção para os detalhes, Lévi-Strauss renovou profundamente o campo das ciências no século XX. Sob sua influência, o pensamento se abre ao mundo, ao perceber-se irremediavelmente parte dele. Assim, o “anti-humanismo” que se desenvolve na obra do autor pelo menos desde a disputa contra Sartre (no capítulo final de O pensamento selvagem), indica hoje os caminhos de um pensamento capaz de especular fora da restrita imaginação burguesa e edipiana, em simbiose com a imaginação concreta do mundo.

Desde que nos pusemos a roer os cantos de algumas obras de Lévi-Strauss, cada vez nos impressionamos mais pela riqueza ainda largamente inexplorada que ali encontramos. Nessas trevas de nosso tempo, enquanto alguns pensadores se tecnicizam ao ponto de tornarem-se estéreis, os textos levi-straussianos continuam emitindo os signos que apontam para a diversidade do mundo, com a elegância e a precisão de sempre...

Separamos uns laços para baixar algumas obras do etnólogo, bem como textos sobre ele. Todos os links abaixo foram encontrados durante nossas trilhas pela rede. A esses laços nós acrescentaremos outros, em breve...
 
Obras de Levi-Strauss:
A lição de sabedoria das vacas loucas
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142009000300025&lng=en&nrm=iso
Du Miel Aux Cendres
http://depositfiles.com/pt/files/g85xhguad
Le cru et le cuit
http://depositfiles.com/pt/files/7eltte5tk
Mito y Significado
http://www.filesonic.com/file/15073339/A_100728_EdEs_Mys.rar
ou
http://depositfiles.com/pt/files/96yd9ybcz
O feiticeiro e sua magia
http://www.4shared.com/document/McRr8PvE/Levi_-Strauss_Claude_-_OFeitic.html
Mito e Significado
http://www.4shared.com/document/lFeBtaie/Levi_-Strauss_Claude_-_Mito_e_.html
Tristes Tropicos
http://www.4shared.com/document/UxcBXdO7/Levi_-Strauss_Claude_-_Tristes.html
De perto e de longe (com Didier Eribon)
http://www.4shared.com/document/b3qbFDbv/Levi-Strauss_Claude__Didier_Er.html
O Olhar Distanciado
http://www.4shared.com/document/ctfFSWqi/Lvi-Strauss_Calude_-_O_Olhar_D.html
As estruturas elementares do parentesco
http://www.4shared.com/document/1lXiTZf2/Lvi-Strauss_Claude_-__As_estru.html
Antropologia estrctural
http://www.4shared.com/document/4DW9dhNV/Lvi-Strauss_Claude_-_Antropolo.html
A Oleira Ciumenta
http://www.4shared.com/document/e7RSEhS1/Claude_Lvi-Strauss_-_A_Oleira_.html
O Suplício do Papai Noel
http://www.mediafire.com/?ytyzyzwfkyw
O que é a humanidade? (entrevista sobre Alfred-Louis Kroeber)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142009000300024&lng=en&nrm=iso
Vídeo:
Grandes pensadores del siglo XX – Claude Lévi-Strauss
http://www.megaupload.com/?d=T4L8R6BI
 
Obras sobre Lévi-Strauss:
Número especial sobre Lévi-Strauss, da Revista de Antropologia da USP
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0034-770119990001&lng=en&nrm=iso
Merquior: A estética de Lévi-Strauss
http://www.mediafire.com/?iqw1ul0fzyl
Octavio Paz: Claude Lévi-Strauss ou o Novo Festim de Esopo
http://www.mediafire.com/?htjmiidj1jm
Eduardo Viveiros de Castro: Lévi-Strauss nos 90
http://www.4shared.com/document/8STn3jSC/Castro_Eduardo_Viveiros_de_-_L.html
Catherine Clément: Claude levi-strauss ou la structure et le malheur
http://www.megaupload.com/?d=8ESVQUGE
ou
http://uploading.com/files/9am3fm63/levistrauss.zip/
ou
http://www.fileserve.com/file/8SEBrjH
Boris Wiseman: The Cambridge Companion to Lévi-Strauss
http://depositfiles.com/pt/files/d9s3q3fs7
ou
http://www.filesonic.com/file/15701373/a74-0521846307%20.zip

Fumaça VI

O Acre continua pegando fogo.
Vejam essa reportagem no Blog do Antino:

http://altino.blogspot.com/2010/09/o-acre-em-brasa.html