Nawã pulitikarã III

"Diz-que que um índio veio a Cruzeiro do Sul montado num cavalo. Um nawa, interessado em cavalos, achou bonito o animal, que mesmo magro era vistoso. Resolveu enganar o índio.

- Txai, me vende teu cavalo, eu te compro ele bem.

- Vendo, meu txai. Vendo por quatro mil cruzeiros.

- Queísso, txai, tá caro.

- Tá caro, né? Então não vendo não.

Então o branco pensou: "vou embebedar esse caboclo, que daí ele vende baratinho".

- Peraí, txai, não vai agora não. Bora tomar uma cahcaça?

- Bora.

E os dois começaram a beber. O branco foi servindo para o índio mais cachaça do que ele próprio bebia. Quando o txai estava bem bêbado, ele voltou a perguntar:

- Então, txai, eu sou teu amigo, eu tô aqui te pagando uma cachaça. Vende teu cavalo pra mim...

- Vendo. Vendo na hora. Vendo por seis mil cruzeiros.

- Mas tá mais caro que antes!! Vende então pelos quatro mil mesmo.

- Vendo nada. Se quiser é seis mil cruzeiros.

- Mas por que?

- Porque eu ia vender meu cavalo pra tomar uma. Agora que eu estou bêbado eu só vendo se for pra comprar um motor".