- + - + - + - + -de--s+e+n+v+o+l+vimento

“Racionalização da produção, tecnologia, construção planejada – sim, se por detrás dessa construção ‘brilhar com verdadeiro amor terrestre o olho entreaberto do futuro’; não – se essa construção for o apego egoísta aos dias de hoje. Sob esta orientação, a grandiosa tecnologia transforma-se ‘no mais perfeito aparelho do provincianismo e da bisbilhotice em escala mundial’ (‘Minha descoberta da América’). É desse provincianismo planetário que, no ano de 1970, em O Percevejo, a vida está saturada: uma organização racional, sem ímpeto, sem condensações supérfluas de energia, sem devaneios. A revolução social do mundo foi concluída, mas a revolução do espírito ainda está pela frente. A peça é um tácito panfleto contra os herdeiros espirituais daqueles tristes juízes que, numa sátira do jovem Maiakovski, ‘invadiram o Peru sem saber direito nem por quê, nem pra quê’”.

(R. Jakobson, comentando Maiakovski, em “A geração que esbanjou os seus poetas”, 1931)