Tinha que ser o Chávez mesmo!

Hugo Chávez lançou mais um controverso programa em seu governo de esquerda: a guerrilha comunicacional. Trata-se de um programa piloto, que forma e apóia pequenos grupos de jovens alunos das escolas públicas para produzir conteúdos para veiculação em vídeo, rádio e impresso (são os "Comandos da Guerrilha Comunicacional"). A idéia é simples e efetiva: incentivar a meninada com talento pra produzir mídia com inspiração de esquerda, em contraposição à imprensa monopolista privada. O interessante no caso da Venezuela é o paradoxo: uma forma de arte pop, que faz um uso mercadológico e irônico da imagem, e que sempre foi contra o estado, sendo utilizada pelo estado esquerdista contra a iniciativa privada.

Hoje é muito fácil produzir imagens e sons para circularem na internet e etc. Se continuamos reféns de um jornalismo de péssima categoria (vide a cobertura que a imprensa deu pro caso do Glauco, p.ex.), é só por preguiça de procurar fontes alternativas de notícias. Na verdade, existe uma imensa rede de jornalismo alternativo latino-americano, muito pouco conhecida por nós brasileiros. Aliás, creio que qualquer pessoa que viaja pela América do Sul hispanoparlante-quechuaparlante-aymaroparlante-guaraniparlante-etcparlante pode sentir o quanto nós brasileiros estamos excluídos de um movimento geral de integração dos povos filhos dessa nossa terra. Parece que no Brasil estamos mais interessados em assistir "Avatar" e nos emocionar com aquela pseudo-insurgência ecológica e burguesa do que olhar pro que está acontecendo nos países nossos vizinhos... Temos mais simpatia por aqueles bons-selvagens digitais do que pelos índios reais que estão bagunçando com o capitalismo na Bolívia.

(obs: aliás, no Avatar, quando o general careca-cabra-macho está dando uns toques no carinha de cadeira de rodas, ele alerta que ali a experiência de guerra seria muito pior do que na Venezuela... o próprio heróizinho do filme, o mesmo carinha de cadeira de rodas, também dá a entender que teria ficado aleijado na Venezuela...)

Aí do lado fica o Simon Bolívar com spray na mão (imagem tirada do blog http://guerrillacomunicacional.blogspot.com/).